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Resultado da Gamificação em treinamentos

Publicado no dia: 08/04/2019 Voltar
Com jogos você aprende mais

Um estudo conduzido pela Learn Maganize nos EUA comparou resultados de alunos que foram treinados com jogos (azul) e alunos treinados de forma convencional (vermelho).  Observamos que os resultados nas provas de avaliação de conteúdo mostram que os alunos treinados com jogos (azul) apresentaram pontuaram 400% a mais do que os alunos que tiveram treinamentos convencionais (vermelho).

Fonte:  eLearnmag.acm.org

Aqui na ScrumGame vemos isso todos os dias. Observamos nossos alunos se divertindo e, ao mesmo tempo, passando em provas de certificação. Mais de 90% dos alunos do ScrumGame conseguem se certificar em métodos ágeis. Alguns conseguem tirar duas certificações de Scrum Master sem qualquer outro treinamento adicional.
 
Não é por acaso que várias indústrias como aviação civil e militar, automobilismo, treinamento de médicos e preparação cirúrgica usam simuladores para treinamentos. O objetivo é sempre desenvolver profissionais mais bem preparados para exercer suas atividades.
 
No Brasil o Tribunal Regional Federal decidiu, por unanimidade, que é legal a exigência de aulas em simulador de direção veicular nas autoescolas reconhecendo a eficácia do método.
 
No jogo, os resultados e feedbacks são instantâneos e estão disponíveis todo o tempo. Ao encurtar o ciclo ação-resultado-análise você consegue perceber como seus comportamentos estão afetando os seus resultados e os resultados do seu time enquanto conclui seu projeto. Desta forma é possível refletir e aprender de forma efetiva e duradoura através da análise dos seus erros e acertos ao longo do jogo. 
 
É fazendo que se aprende
 
Como Jeff Sutherland, o criador do Scrum, fala ?não é possível aprender o Scrum sem praticar?.  A famosa pirâmide do aprendizado nos mostra que taxas de retenção de conteúdo são muito pequenas em palestras ou aulas tradicionais com slides.


Figura: Pirâmide da Aprendizagem
Fonte: Edgar Dale, produzida pelo NTL Institute for Applied Behavioral Sciences.



Aprender com jogos é mais divertido 
A Volkswagen certa vez lançou internacionalmente uma famosa campanha ?The Fun Theory?. O concurso pedia que as pessoas colaborassem com ideias capazes de mudar o mundo através da diversão. Os resultados são bem interessantes e podem ser encontrados em https://www.familyadventureproject.org/fun-theory/.
 
Conclusão 
A gamificação tem o poder de levar pessoas de situação de frustração para a diversão. Mas ela não é só divertida: traz resultados objetivos bastante relevantes ao ser comparada com métodos tradicionais de treinamento. Acreditamos que ?a diversão pode obviamente mudar o comportamento para melhor? e que é ?fazendo que se aprende?.
 
Para juntar o útil ao agradável desenvolvemos o ScrumGame: uma plataforma que permite a pratica do Scrum em situações próximas à do mundo real, de forma divertida e com muito aprendizado.