Entre em contato conosco

SIGA-NOS
Formulário de Contato
Idiomas

O que são métodos ágeis?

Publicado no dia: 23/01/2019 Voltar
O que são métodos ágeis? 
Muito se fala no mercado atualmente sobre “métodos ágeis”, assim esta é uma pergunta comum.
Os métodos ágeis podem ser definidos como práticas de gerenciamento de projetos que incentivam a inspeção e adaptação frequente ao ambiente, usando a colaboração com clientes e equipes auto gerenciáveis para disponibilizar entregas de valor para o cliente e para o negócio em ciclos curtos.

Ah!! Métodos ágeis são Scrum e Kanban!
A maioria das pessoas têm contato com os métodos Ágeis pelo Kanban ou Scrum, pois estes são as práticas mais difundidas no mercado. Apesar de incorporarem os princípios da Agilidade ambos representam apenas uma pequena parcela do universo de conhecimento, princípios da Agilidade.



Além do Scrum e Kanban existem diversos outros frameworks que endereçam princípios e valores da agilidade. Abaixo alguns exemplos adicionais:




Os métodos Ágeis são modismo?
As mudanças tecnológicas e culturais são estruturais e estão ocorrendo em uma velocidade cada vez maior.  Transformação digital, disrupção, organizações exponenciais, Lean StartUps são termos cada vez mais frequentes no mundo dos negócios e representam a profunda transformação tecnológica e cultural que estamos vivendo. E isso é só o começo.
Vivemos em mundo onde as soluções, produtos, entregas, relações e serviços, estão cada vez complexo, mais interligado e interdependente gerando dificuldade de compreender o resultado das interações das inúmeras variáveis de uma determinada situação, desafio ou problema.  Há ainda muita ambiguidade, pois, várias das situações em que vivemos aceitam diversas possibilidades de caminhos diferentes. Soma-se a isso a velocidade em que as mudanças e seus impactos ocorrem. Todo esse cenário de instabilidade e volatilidade levam muitas dúvidas, indecisões e imprecisões típicas de um contexto em que os conhecimentos são normalmente incompletos durante o processo de tomada de decisão. 
Esse é o novo normal: o mundo VUCA. Na década de 90 o exército americano já usava a sigla VUCA para descrever a o novo contexto pós guerra fria que era sua nova normalidade) nas diversas situações e contextos: volatilidade (Volatility), a incerteza (Uncertainty), a complexidade (Complexity) e a ambiguidade (Ambiguity).
As práticas e métodos ágeis, portanto, com seus princípios de empiricismo, ciclos curtos, adaptação não se tratam de modismo e vão ao encontro do cenário irreversível que as organizações e projetos estão vivenciando: a necessidade construção frequente de novos produtos, a necessidade de adaptação constante para sobrevivência organizacional, a necessidade de experimentação, a redução do prazo e custo para entrega de valor aos stakeholders.

Como podemos lhe ajudar?
A ScrumGame é uma empresa especializada no desenvolvimento de simuladores e gamificação para treinamentos de gestão de projetos. Oferecemos um conjunto de soluções educacionais e de consultoria para que você e sua equipe vivenciem de forma pratica diversas situações do mundo real.
Nossos simuladores permitirão uma total imersão dos participantes, que assumem os diversos papéis de uma equipe ágil tendo que vencer os diversos desafios de priorizar as demandas do cliente de forma a realizar entregas incertas, com o maior valor possível no menor prazo, lidando com mudanças, impedimentos, necessidades de adaptação, desperdícios, aumento de eficiência do processo. Tudo isso enquanto enfrentam talvez um de seus maiores desafios: desenvolverem-se enquanto equipes auto gerenciáveis!
Participe e aplique no seu mundo real no dia seguinte!